Postado por: Unknown sexta-feira, 6 de março de 2015

E aii??? Hj eu vim comentar sobre o anime Shigatsu wa Kimi no Uso, anime que começou a ser exibido na temporada do final do ano passado e que é muito foda.



Sinopse: Arima Kousei, o protagonista, era um grande prodígio em se tratando de piano, dominou as competições infantis por anos e todos os músicos infantis conheciam seu nome. Mas com o falecimento da sua mãe, que também era sua instrutora, ele sofre um bloqueio mental no meio de um recital e nunca mais consegue ouvir o som do seu piano, mesmo com sua audição normal. Dois anos se passam e Kousei ainda não tocou em seu piano de novo e vive em um mundo sem cor e sem outros tons. Ele passa a aceitar sua condição e vive feliz com seus amigos, Tsubaki e Watari, até que um dia, uma garota muda tudo. Miyazono Kaori é uma linda violinista, e seu estilo reflete sua personalidade livre e animada. Ela ajuda Kousei a voltar ao mundo da música e mostra a ele que neste mundo ele pode ser livre e não seguir as regras, um jeito muito diferente da estrutura rígida e estilo regrado que Kousei estava acostumado com a sua mãe.



Caramba esse anime é tipo muito carregado de histórias fortes, primeiramente começamos com o Kousei desde pequeno era um prodígio, dominava todas as competições de piano da sua idade, isso porque é a sua  mãe era  a sua instrutora e por isso cobrava muito dele. Na verdade Essa mulher era um cão e fez a vida do filho um inferno ainda na infância dele, mas como sendo filho kousei a amava mesmo com toda essa pressão, porém tudo muda quando a sua mãe  fica muito doença, kousei logo vê seu mundo indo embora. Ai as coisas realmente pioram porque a mãe de Kousei vem a falecer e isso causa uma dor muito grande na vida dele, e tão ruim o sentimento que o Kousei não consegue nem tocar mais piano, porque isso estava ligado completamente.









Logo depois a sua morte Kousei deixou de ser a mesma criança, passou a ser um garoto fechado, solitário e sozinho. Passado 2 anois Kousei ainda não consegue tocar piano sem se lembrar das coisas horríveis que a sua mãe fazia. E mesmo assim ele simplesmente se acostumou com a ideia de não tocar mais, aquele Arima Kousei que vencia as competições de    piano não existia mais e por ele, viver a sua vida de escola junto de seus amigos estava bom.
    Mais isso estava prestes a mudar quando ele conhece uma garota chamada Miyazono Kaori.







Ao ver essa garota tocando alegremente e com muita paixão, foi nesse momento que tudo começou a mudar para Kousei, aquele garoto que não via o "lado bom da vida" (piadinha) e nem conseguia ouvir o próprio som de sua música mudou completamente. Desde o dia que o Kousei conheceu a nossa queridinha Kaori, ele passou a ver ela como uma forma de inspiração na sua vida e não apenas como um músico mais também como pessoa. Porque essa garota chegou de uma forma tão inesperada e trouxe luz e alegria para Kousei. 



Como felicidade é uma coisa que dura pouco, a vida de Kousei de novo estava prestes a mudar, isso porque ele e seus amigos descobrem que aquela Kaori alegre e divertida que eles conhecem e na verdade uma garota que luta pela sua própria vida e que nas suas horas vagas toca seu violino com todo o amor que existe dentro dela. Essa seria a primeira vez que eles veem a sua amiga internada no hospital e mal sabem o que ela realmente tem, ou quando ela sairá dessa hospital para voltar a escola.



Com o passar dos episódios podemos ver que a doença de Kaori só fica cada vez mais grave e que ela passa mais tempo no hospital agora. O anime não chegou a explicar qual é essa doença que a Kaori tem, então eu fui procurar por possível doenças com base nos sintomas que foi demonstrado na Kaori. Então depois de fazer a pesquisa eu assimilei as coisas mostrado no anime com uma doença chamada  ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) que é uma doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante, ou seja a pessoa vai chegar a um estado vegetativo, sem desenvolver qualquer tipo de reação física, vai esta viva mais sem consciência ou discernimento de si mesma e do ambiente que a cerca.

Curiosidade sobre a doença: Na doença ELA os neurônios se desgastam ou morrem e já não conseguem mais mandar mensagens aos músculos. Isso finalmente gera o enfraquecimento dos músculos, contrações involuntários e incapacidade de mover os braços, as pernas e o corpo. A doença piora lentamente quando os músculos do peito param de trabalhar, fica muito dificil respirar por conta própria.


Acho que a Kaori nos seus pensamentos sabe como é grave a sua doença e que talvez ela nem consiga sobrevir a isso. Como vimos no ultimo episódio em que ela decidiu que faria essa cirurgia ao menos pra ter mais uma chance da tocar com o garoto que ela fez uma promessa. Se vocês analisarem bem a história vamos ver que os papeis se inverteram totalmente. No começo era o Kousei sem entusiasmo pra nada e perdido nos próprios pensamentos, agora nós temos a Kaori impossibilitada de fazer a coisa que mais gosta e cada vez mais triste por não poder ter esperança de viver mais.


Esse foi um anime voltado a musica clássica, quanto a isso eu gostei muito não tenho o que reclamar, só que ele também é um anime voltando muito para o drama e puuuts isso é muito tocante sabe? a gente (eu pelo menos) acabe se apegando aos personagens e gostando deles que tu não quer ver eles sofrendo (mais ainda). Eu também acompanho o mangá que sai toda terça para os gringos e ele já esta acabando, essa reta final ta muito tensa, porque pairam no ar duas coisas importantes: a cirurgia de Kaori e a apresentação de Kousei. E essa vai ser a pior parte de todas porque nós ja sabemos o que acontece nessa cirurgia e que infelizmente a Kaori não consegue sobreviver, eu só não consigo imaginar como o Kousei vai conseguir lidar com isso e pra piorar tudo ela deixa uma carta pra ele onde revela os seus sentimentos que sempre teve e os manteve escondidos. 

- Copyright © 2013 Animlifebr - - Powered by Blogger - Editado by Thomas Lima -